Notícias de Smartphones


Categorias


REVIEW DO SONY XPERIA X: O LABORIOSO ANDROID

Gustavo Kennedy RenkelGustavo Kennedy Renkel

O novo Android da Sony se esforça para justificar o seu preço robusto.

Resumo:

O primeiro aparelho de alto perfil da Sony de 2016 é um smartphone bom, mas chato. A maioria dos princípios são bem executados, a partir da impressionante exibição ao discreto. É um telefone que funciona bem e vem com o mínimo de distrações, e, como tal, não tem o wow-factor de outras ofertas de grandes marcas. E em um importante área – o desempenho da câmera – a CPU do telefone é pouco potente.

O BOM

  • Desempenho rápido – na maioria das vezes.
  • Boa aparência de exibição.
  • Confortável, chassis ergonómico.
  • Fotos decentes de câmeras tanto dianteiro e traseiro;

O RUIM

  • Desempenho da câmera frustrantemente lenta;
  • Design geral é um pouco aborrecido.
  • Compradores dos EUA perdem a segurança da impressão digital;
  • Mais estrondo para seu fanfarrão disponíveis em outros lugares.

 

Sony Xperia X Full Review

Em talvez o anúncio mais surpreendente deste ano do Mobile World Congress, a Sony efetivamente desenhou uma linha sob os últimos três anos de smartphones Xperia. A marca Xperia Z não é mais, e de suas cinzas nasce Xperia X – uma nova série de telefones focada em obter os fundamentos direita, deixando o núcleo experiência Android sozinho, e mergulhar na diferenciação características em que faz sentido.

É uma linha que ouvimos de outros fabricantes ultimamente, mais notavelmente Motorola e HTC. E, em geral, esta abordagem tende a produzir muito bons telefones Android.

É claro que a Sony precisa mais do que apenas um bom celular. Para a empresa japonesa, ainda numa trajectória descendente, o desafio maior está rachando o mercado EUA – ou pelo menos obter um pé na porta. Uma e outra vez ele tentou jogar o jogo transportadora EUA, e uma e outra vez que é falha.

Assim, com a crescente tendência longe de telefones subsidiados, Sony de olho no mercado desbloqueado para obter os seus mais recentes dispositivos em mãos americanas. E desta vez ele está fazendo isso com um lançamento mundial simultâneo, em vez de fazer os compradores dos EUA esperar seis meses a mais.

Isso é um bom começo, mas pode o Xperia X – por todas as contas de um telefone que não tem as especificações de sangramento de ponta de muitos rivais – se destacam?

SONY XPERIA X AVALIAÇÃO - O LABORIOSO ANDROID - Xperia X - Notícias de Smartphones

Sony Xperia X – Hardware

Nos últimos três anos, a Sony tem escalado uma série de rectângulos pretos na sua maioria idênticos. A partir de 2013 do Xperia Z através de 2015 do Xperia Z5, a aparência geral de telefones high-end da empresa tem sido, para todos, mas os conhecedores da Sony, em grande parte indistinguíveis.

O Xperia X representa a maior mudança de design em um carro-chefe da Sony nos últimos anos. É, no entanto, ainda um outro rectângulo preto.

Para muitas pessoas, uma diagonal de 5 polegadas ainda representa o ponto ideal para o uso do telefone com uma só mão.
Em termos de tamanho físico, o novo telefone se encaixa em algum lugar entre a linha da Sony, “Compact” e seu Z-série de tamanho completo. O X tem uma tela de 5 polegadas, que é menor do que um monte de high-end telefones Android, mas para muitos ainda representa o ponto ideal para o uso com uma só mão. E, embora o X tem uma aparência angular, os cantos foram suavizadas consideravelmente, fazendo para um aperto confortável.

Em uma ruptura com o projeto imprensado-copo de anos plast, Sony traz um painel de alumínio escovado para trás na mistura com o Xperia X, com bordas arredondadas que espelham o vidro “2.5D” usado na frente. Os lados são revestidos com uma guarnição de policarbonato tradicional, não muito diferente do Xperia Z5 compacto. E enquanto o plástico ajuda com aperto de certa forma, o fato de que os seus dedos estão em contato principalmente com plástico, e não metal, significa que você está menos conscientes do acabamento premium. Há algo sobre uma parte traseira de metal e laterais de plástico que parece um pouco de trás para a frente.

SONY XPERIA X AVALIAÇÃO - O LABORIOSO ANDROID - Xperia X - Back - Notícias de Smartphones

Sony mantém seus botões e portas em todos os locais habituais – no canto esquerdo há uma chave botão de energia, volume rocker e dedicada de câmera, que pode ser de longa prima para saltar rapidamente para o aplicativo da câmera. A borda inferior abriga a porta micro-USB, enquanto o fone de ouvido vive em cima. E depois de anos de bandejas SIM irritantemente complicados, o Xperia X recebe este pequeno mas importante detalhe direita, com uma bandeja SIM e SD combinada que pode ser liberado usando uma unha.

SONY XPERIA X AVALIAÇÃO - O LABORIOSO ANDROID - Xperia X - Side - Notícias de Smartphones

Em um movimento desconcertante para a Sony, compradores Xperia X nos Estados Unidos vai perder uma característica muito importante. Fora os EUA, as duplas chave poder recesso como um scanner de impressões digitais. Isso não é o caso no modelo EUA – é apenas um botão velho chato. Dado o quão comum este recurso está se tornando toda a paisagem Android mais amplo – e quanto a Sony está cobrando por isso – que é uma grande decepção.

Ele também é desanimador ver Sony caminhando de volta de oferecer resistência à água como padrão, em particular no que Samsung está começando a comercializar esse recurso como uma característica de destaque para os seus telefones Galaxy. (Você vai precisar de desembolsar $ 150 mais para obter este recurso – é disponível no desempenho Xperia X, a, variante Snapdragon 820-alimentado alto-specced.)

O Xperia X não é tudo sobre compromissos embora. A exibição está entre os melhores LCDs 1080p que já vimos em um telefone, com amplo brilho e as cores que parecem vivas sem parecer exagerado. Nós usamos o Xperia X sob um monte de luz solar em nossa semana ou assim de testes, e nunca decepcionado. Nós também não está faltando a falta de um painel 2K aqui – 441 pixels por polegada em oferta é mais do que suficiente para o texto e fotos para aparecer pin sharp.

SONY XPERIA X AVALIAÇÃO - O LABORIOSO ANDROID - Xperia X - Display - Notícias de Smartphones

Credenciais de áudio da Sony são igualmente impressionante, com alto-falantes voltados para a frente duas produtoras de áudio que é alto e claro o suficiente para ser cabeça sobre uma quantidade moderada de ruído de fundo. E no lado do software, DSEE HX da Sony trabalha para upsample música comprimida para qualidade próxima de Hi-Res Áudio.

Não vire as nariz para o que pode parecer um CPU de nível médio – o Snapdragon 650 é mais do que poderoso o suficiente para a maioria das coisas.
No interior, a Sony tem uma abordagem igualmente medido, usando mais recente chip de nível médio da Qualcomm, o Snapdragon 650. O 650 – uma CPU de seis núcleos da combinação de dois núcleos de alta potência Cortex-A72 com A53s quatro baixo consumo de energia, juntamente com um Adreno 510 GPU – é um passo significativo para cima do Snapdragon 615 que dominou de nível médio telefones Android em 2015. Combinado com 3GB de RAM, este processador é facilmente rápido o suficiente para empurrar o Android 6.0 em um display 1080p sem qualquer lag ou de desempenho engates. E da mesma forma, os aplicativos são rápidos para carregar e multitarefa rápida através do menu de aplicativos recentes padrão.

A única coisa que você está realmente perdendo é grunt desempenho extra para jogos muito alta potência – e, como discutiremos mais tarde, você vai perder o poder de trituração de número adicional ao tirar fotos de 23 megapixels com a câmera traseira .

Sony embala uma versão atualizada de 23 megapixels Exmor do sensor RS do Xperia Z5 para o Xperia X, ea câmera traseira sobressai sempre tão ligeiramente através do painel de alumínio de volta. Em torno da frente há uma câmera de 13 megapixels selfie escondido ao lado do logotipo Sony, um passo para cima a partir do sensor de 8 megapixels a partir das gerações anteriores. Como discutiremos mais tarde nesta revisão, ambos executam muito bem, embora as câmeras da Sony continuam a sofrer com pouca luz, devido à falta de estabilização óptica.

Por mais que a marca global da Sony foi atualizado este ano, as alterações para o próprio produto têm sido relativamente sutil. O Xperia X é certamente um telefone magro Sony em termos de hardware, mas que segue as linhas gerais da série Z em grande parte da forma como ele olha e sente.

Dito isto, se você está indo de um Z3 Xperia ou Z5, é provável que você perca a mais tato de prêmio da série Z ‘vidro e metal combinação. Há algo sobre o design industrial do Xperia X que parece ser um passo para trás a partir da linha Z, mesmo que outras áreas do hardware estão à altura da tarefa.

SONY XPERIA X AVALIAÇÃO - O LABORIOSO ANDROID - Xperia X - Configurações - Notícias de Smartphones

Sony Xperia X Software

A transição da Sony no sentido material design é em grande parte completa com o seu mais recente 6,0 software baseado Marshmallow Android. E os navios Xperia X com uma interface que combina a visão do Google do Android com alguns floreios de design moderno Sony.

Um grande relógio estilizado domina a tela de bloqueio do Xperia X e Sony inclui uma seleção de papéis de parede modernos brilhantes e widgets que complementam a aparência do sistema operacional. built-in aplicativos da empresa – incluindo o discador, mensagens e aplicativos de relógio – estão agora totalmente materializado, enquanto outros, como o antigo calendário app Sony foram retirados em favor de versões do Google. O resultado é uma interface minimalista, que ainda está muito perto de baunilha Android, mas com algumas características únicas de design.

Sistema theming da Sony está vivo e bem, e rapidamente acessível a partir de uma longa-prima na tela inicial. Há quatro peles pré-instalados para coincidir com as várias cores de Xperia X, com muitos mais disponíveis através do portal de temas do fabricante – incluindo tudo, desde jogos patrocinado e filme tie-ins que você provavelmente não quer, a adições de desenho animado lunáticos de designers da Sony .

SONY XPERIA X AVALIAÇÃO - O LABORIOSO ANDROID - Tela Home - Notícias de Smartphones

O padrão Xperia lançador tela inicial foi atualizado para incluir previsões de aplicativos e olhando para a gaveta app. É uma adição útil na superfície, mas algumas das previsões parecer um pouco spam, com opções duvidosas como jogos tie-in free-to-play de filmes que aparecem títulos ao lado de mais estabelecidas e aplicativos essenciais como mensageiros instantâneos.

Built-in apps da Sony continuar a promover próprio ecossistema da empresa. O aplicativo PlayStation para Android é pré-carregado, e a Sony ainda está empurrando seu serviço PlayMemories – que oferece decididamente de armazenamento de baixa resolução “Full HD” foto – através do aplicativo embutido Album. Ao nível do ecossistema no entanto, é principalmente o Google (e outros), tendo o centro do palco. Play Music e Play Movies & TV vem pré-carregado, e Spotify é suportado de dentro do aplicativo Sony Music, já que a Sony não tem o seu próprio serviço de streaming.

Outros pedaços Sony incluem um built-in app social e notícias, NewsSuite (no caso de você precisava de um novo lugar para encontrar notícias), e um aplicativo Movie Creator para evocar bobinas de destaque com base em suas fotos e vídeos. Enquanto isso “Novidades” serve como um portal para a demonstração de aplicativos populares, jogos e trailers de filmes – embora você vai querer desligar as suas notificações de spam.

Finalmente, alguns software extra observa:

O aplicativo de teclado built-in Sony foi substituído por SwiftKey, que é um ponto discutível para nós desde que gostaria provavelmente instalar o teclado de terceiros de qualquer maneira. O único problema é a versão mais recente do SwiftKey parece ser extremamente sensível ao toque sobre o Xperia X, levando a mais falhas de ignição e erros do que gostaríamos.
A única aplicação pré-carregada nós realmente classificar como bloatware é o aplicativo de proteção do AVG – carregado se os usuários gostem ou não, e repleto de recursos espúrios que pretendem permitir que os usuários ver “quem está tentando entrar em” seus telefones.
Na verdade, é possível tocar duas vezes a tecla de alimentação para lançar diretamente para a câmera, se pressionar uma tecla ligeiramente menor mesmo ao lado do botão de energia é muito pouco esforço para você.
Não está claro o quão bem Sony será capaz de manter-se com patches de segurança mensais do Android. Sua trajetória até agora é desigual, e o Xperia X estamos usando já é quase três meses atrás o nível de patch atual.

Sony Xperia X Cameras

As câmeras de smartphones da Sony tem um histórico muito bom, com uma ou duas advertências. E na maioria das vezes, o Xperia X é uma repetição de telefones recentes da série Z em termos de seus pontos fortes e fracos. O sensor de alta resolução, o que leva a resolução diminuída tiros de 8 megapixels por padrão, é fantástico em iluminação moderada a boa, eo oversampling significa que é fácil para aumentar o zoom um pouco e ainda obter um tiro nítida e clara, sem muito barulho ou borrar.

Sony ainda insiste que, por causa de suas costeletas de processamento de imagem, ele não precisa de OIS. E ainda é errado.
câmera Xperia X

Sony ainda insiste que, devido às suas capacidades de processamento de imagem BIONZ, ele não precisa OIS (estabilização de imagem óptica). E ainda é errado. Pós-processamento apenas não pode simular as exposições mais longas que a estabilização óptica permite, e os resultados são claros quando você compara o Xperia X para câmeras principais, com OIS, como o Galaxy S7, HTC 10 e LG G5. A câmera Sony faz com que a maioria das condições de iluminação difíceis, mas o resultado é muitas vezes obscura e granulado em comparação com câmeras de telefones estabilizadas.

E mesmo em condições mais claras, 23-megapixel shooter da Sony é mais suscetível ao movimento da mão do que os concorrentes com estabilização de hardware.

Para ser claro, este não é um mau câmara. É apenas frustrante ver Sony fazendo a mesma versão erro após o lançamento. Tem sido estabelecida ao longo dos últimos dois anos que se você estiver usando um sensor com uma contagem de megapixels alta (e, portanto, pixels menores, capazes de apanhar banhos de menos luz), você precisa de OIS.

fraquezas similares afetam câmera selfie do Xperia X, que apesar de sua alta resolução de 13 megapixels não pode igualar-se mais brilhante atirador de 5 megapixels do Galaxy S7, nem os 10 HTC opticamente estabilizado câmera selfie em condições muito escuras. Dito isto, em cenas internas razoavelmente iluminado, câmera frontal da Sony rapidamente concentra em sua caneca, e geralmente produz bons resultados.

SONY XPERIA X AVALIAÇÃO - O LABORIOSO ANDROID - Câmera - Foto com Xperia X - Notícias de Smartphones

Foto tirada com o Xperia X da Sony.

 

Vai comprar o Sony Xperia X? Esperar por uma queda de preço! 😉

No geral, é difícil pregar para baixo exatamente onde o Xperia X senta-se no espaço cada vez mais embaçada entre telefones mid-range e high-end. É mais caro do que a média mid-ranger, mas sob-proporciona comparação com a concorrência high-end. E não é realmente o melhor em qualquer coisa que ele faz. Mas ser um preço um nível abaixo do topo de gama da Sony Xperia X Performance, não está claro se ele está realmente tentando ser o melhor.

Em última análise, temos que levar em consideração o que você vai pagar ao comprar o X desbloqueado – uma vez que essa é a única maneira que você pode segurar de um em os EUA – eo que você recebe em troca. E, nesse caso, é difícil evitar a conclusão de que a Sony pede muito e oferece muito pouco. Nós ficaria mais confortável recomendando este telefone em US $ 450-500, em oposição ao preço de varejo padrão de US $ 550.

Para a Sony, o problema principal é que as Xperia X é imprensada entre pioneiros como o Galaxy S7 na parte alta e mais ágil, preço-consciente fabricantes como Motorola e OnePlus – e mesmo os telefones Nexus do Google – no meio do mercado.

Se a marca Sony vale esse dinheiro extra é entre você e sua carteira. Mas nós definitivamente recomendo dar uma boa olhada na concorrência antes de se estabelecer – e talvez esperando por um corte de preço se você fizer exame do mergulho.

 

Fonte: androidcentral.com

Nascido no interior de Santa Catarina, apaixonado por tecnologia, com sede por inovação e fome por criatividade. Formado em Designer Gráfico pela UNIDAVI e cursando pós-graduação em Neuromarketing.